Genética de campeãs

0
184

No sábado, 19 de outubro, o pestanense Alex Ricardo Berwig, da localidade de Marmeleiro, teve sua novilha premiada com o 1º lugar da categoria Fêmea Jovem da 10ª Feira Nacional de Produtos Lácteos (Fenilact), durante a Expoijuí/Fenadi.
Além desta conquista, outras novilhas tiveram destaque nas demais categorias que participaram, ficando com as seguintes premiações: Campeão Conjunto Fêmeas Jovens Nacional, Campeão Bezerra Sênior, Campeão Novilha Junior, Reservada da campeã Bezerra Júnior, 3º lugar Bezerra Intermediária e 3º e 5º lugar Bezerra Mirim.
Todas as vacas selecionadas vêm da mesma linhagem, de campeãs, que com o passar dos anos a família foi realizando o melhoramento do sêmen, buscando um aprimoramento nas novilhas.
Alex conta que essa trajetória de cuidado com os animais começou cedo, a partir dos 14 anos. A primeira feira foi no ano de 2007. Já a primeira conquista ocorreu quatros anos depois, em 2011, durante a ExpoAP, no município de Augusto Pestana.
A exposição em uma feira maior ocorreu no ano de 2017, na Expoijuí. Porém, em 2019 veio a conquista de 1º lugar. Alex já havia participando da FenaTrigo, em Cruz Alta, onde ficou com a Reservada da grande campeã e a 3ª melhor fêmea.

Para ter um plantel, assim, tão vitorioso, Berwig destaca que a preparação começa dois meses antes das feiras.
As novilhas ficam 6 meses de cabana, fechadas, recebendo água e ração balanceada. E a vida delas também tem o momento de “glamour”.
As novilhas separadas estão sempre de banho tomado e tosquiadas, com o pelo sempre baixo. Alex frisa que é importante o manejo, sair com elas caminhar, para treinar para o desfile das feiras.
Até o momento a família investiu R$ 4 mil no galpão onde ficam as novilhas. A projeção é de aumentar o espaço, conforme vai crescendo a demanda e aumentando as premiações na prateleira.

Berwig deixa seu agradecimento aos familiares pelo apoio, e todos que contribuíram para mais uma conquista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui